Teoria Triangular do Amor ♥

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
 1Coríntios 13:4-7



Em busca de respostas, o psicólogo americano Robert Sternberg escreveu um livro sobre a teoria triangular do amor. E pra chegar a essa conclusão, foi preciso uma pesquisa com dezenas de casais. E descobriu que o amor se manifesta em diferentes formas, e a partir dessas manifestações foi proposto a teoria triangular do amor, que define os três componentes encontrados no amor: intimidade, paixão e compromisso.

A intimidade é um dos principais ingredientes pra que um relacionamento possa se sustentar ao longo do tempo, é preciso um contato direto, a proximidade, a maneira de cada um descobrir o outro. E isso envolve sentimento. Pra ter uma intimidade é fundamental que ambas as partes sejam amigos e estejam dispostos a dividir os problemas e compartilhar alegrias.

A paixão está ligada ao desejo de estar com o outro, a atração física e emocional. Ela pode ser sentida no primeiro momento de contato, ou pode aparecer no segundo, ou depois... Mas geralmente a paixão tem data de validade, pode ser momentânea, e se não for cultivada pode morrer. Pode durar por alguns dias, porem são vividas com intensidade de anos. em um relacionamento o ideal é que a paixão seja mantida.
O terceiro e ultimo componente da teoria é o compromisso, que está ligado a decisão, que possui duas características, a decisão de amar o outro, e a decisão de manter o relacionamento. Hoje em dia está na moda ''ficar'' e ser infiel. Mas quando o parceiro toma a decisão do compromisso, essas duas opções são descartadas.

 O amor é construído a partir desses três componentes básicos. Mas também é preciso que um cuide do outro, precise do outro, confie e tolere. Devemos amar como Cristo nos ama. 
  Amar a Deus sobre todas as coisas exige intimidade com ele, sentir o desejo de estar próximo a Ele, e tomar a decisão de ter um relacionamento longo e duradouro.

O amor existe, mas você acredita que é capaz de amar?


Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários
© Garota Adventista - 2016. Todos os direitos reservados.
Layout por: CI Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo