NA JUVENTUDE, as tentações surgem de várias maneiras. Geralmente envolvem alguém do sexo oposto. É provável que você também enfrente tentações e pode parecer que a pressão nunca vai acabar.

A tentação constante pode ser comparada a alguém que bate sem parar em sua porta, ignorando o aviso "Não perturbe." Você acha que a tentação está batendo em sua porta mais vezes do que gostaria?

Por exemplo, sente-se tentado a fazer alguma das coisas abaixo?








        

Se você respondeu SIM para alguns dos pontos acima, não pense que você não serve para ser cristã. Você pode aprender a controlar seus desejos errados e a resistir a tentação. Como? Reconhecer o que está por trás da tentação pode ajudar.

Considere três fatores:







A tendência de fazer o que é errado é comum a todos os humanos imperfeitos. Até mesmo o apóstolo Paulo, um cristão maduro, admitiu honestamente: "Quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau." (Romanos 7:21).  Fica claro que, vez por outra, até a pessoa mais justa sente a influência do ‘desejo da carne e do desejo dos olhos’. (1 João 2:16) Mas ficar pensando demais nas tentações para fazer o que é errado só vai piorar as coisas, pois a Bíblia diz: “O desejo, tendo-se tornado fértil, dá à  luz o pecado.”— Tiago 1:15.



As tentacões estão em toda a parte. “Na escola e no trabalho, as pessoas falam sobre sexo o tempo todo”, diz Trudy. “A televisão e os filmes sempre retratam o sexo como algo atraente e muito empolgante. Raramente mostram as consequências negativas.” Trudy sabe por experência própria como os colegas e a mídia podem exercer uma forte influência. “Aos 16 anos, eu achava que estava apaixonada”, lembra-se ela. “Minha mãe se sentou comigo e me disse que, se as coisas continuassem daquele jeito, eu acabaria ficando grávida. Fiquei chocada por minha mãe pensar daquele jeito! Dois meses depois, eu estava grávida.”


Essa expressão pode incluir qualquer desejo típico da juventude, como querer ser aceito ou criar uma identidade própria. Esses desejos não são errados em si, mas, se não forem controlados, poderão fazer com que seja mais difícil resistir à tentacão. Por exemplo, a forte vontade de ter uma identidade própria pode levá-lo a rejeitar os bons valores que aprendeu em casa. Foi isso que aconteceu com Steve quando tinha 17 anos. Ele diz: “Eu me rebelei contra meus pais e fiz todas as coisas que eles haviam me ensinado a não fazer — tudo isso pouco depois do meu batismo.”


Como resistir? 
Deve-se admitir que essas influências são poderosas. Mas você pode resistir à tentacão.

Como?
Primeiro, identifique a tentacão que para você é mais difícil de resistir. A seguir, pergunte-se: ‘Quando é mais provável que essa tentacão ocorra?



Identificar quando uma tentacão costuma ocorrer pode até mesmo ajudar você a evitá-la por completo.

O que me ajuda é saber que tenho o Ser 
mais poderoso do Universo ao meu lado
e que posso pedir sua ajuda a qualquer
hora. ’’ — Christopher


Agora que você identificou a tentacão e determinou quando é mais provável que ela ocorra, você está pronto para agir. Sua prioridade é descobrir como diminuir ou eliminar a possibilidade de se deparar com essa tentacão.

Exemplos: se depois das aulas você geralmente passa por colegas de escola que o pressionam a fumar com eles, talvez possa mudar seu trajeto para evitar encontrá-los. Se com frequência você recebe material pornográfico pela internet sem solicitá-lo, talvez possa instalar programas para bloquear todas as mensagens enviadas por essa fonte e todos os “sites” de conteúdo similar. Além disso, você pode ser mais específico ao escolher as palavras que digita em “sites” de busca.)

É claro que não é possível evitar todas as tentações. Mais cedo ou mais tarde, você provavelmente se confrontará com uma tentacão muito forte — talvez quando menos esperar. O que fazer?

Esteja preparado!

Quando Jesus estava “sendo tentado por Satanás”, Ele rejeitou a tentacão imediatamente. (Marcos 1:13) Por quê ? Porque ele já sabia qual era sua posicão quanto aos assuntos levantados ali. Jesus já havia
decidido obedecer a seu Pai em todas as ocasiões. (João 8:28, 29) Ele realmente estava falando sério
quando disse: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” João 6:38.

Lembre-se de que, ao ceder a uma tentacão, você se torna escravo dos seus próprios desejos. (Tito 3:3) Por que permitir que eles o controlem? Seja madura e controle seus desejos, em vez de permitir que eles controlem você (Colossenses 3:5) E sempre ore para que continue a fazer isso. —Mateus 6:13.

“Deus é fiel, e ele não deixará que sejais
tentados além daquilo que podeis aguentar,
mas, junto coma tentacão, Ele proverá também a saída, 
a fim de que a possais aguentar.” — 1 Coríntios 10:13.



Fonte: Os Jovens Perguntam - Volume 1, com adaptações



Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários
© Garota Adventista - 2016. Todos os direitos reservados.
Layout por: CI Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo