O que tem de mais?


Ficar designa uma relação afetiva sem compromissos. É um namoro "relâmpago", diferencia-se de namorar porque o namoro envolve um compromisso (que comumente envolve fidelidade) e, ao menos teoricamente, tem como característica a durabilidade (pelo menos de meses), enquanto que o ficar (ou a ficada) acontece por minutos ou horas; o(a) garoto(a) pode ficar com quem quiser depois, e não precisa sentir ciúmes se vir aquela pessoa com outro(a), nem ter compromisso de ligar no dia seguinte. - Wikipédia

Ficar, segundo o que os jovens definem, é "passar tempo com alguém, sem qualquer compromisso. Pode, ou não, incluir intimidades, tais como: beijos, abraços e, mesmo, relações sexuais".

 Portanto, o ficar nada tem a ver com o namorar. Infelizmente, quando um jovem fala sobre "namoro", no sentido sério da palavra, torna-se, muitas vezes, alvo de piada e gozação por parte dos colegas. Isso é um resultado da distorção dos valores morais que vem sendo feito. Os jovens sofrem a influência da mídia que apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos, sem censuras como forma de atuação prazerosa e mais autêntica. Tal comportamento leva à promiscuidade sexual, com suas consequências.

A revolução sexual na Europa (a partir da década de 60), enfatizou que homens e mulheres podiam desfrutar direitos iguais, inclusive no "sexo livre". O que importava era a satisfação pessoal; a sensação do momento, sem a necessidade de qualquer ligação de sentimentos entre os parceiros. A queda, de lá para cá, foi vertiginosa e, assim, o namoro foi sendo deixado de lado e houve grande adesão ao ficar. Os jovens são pressionados a abandonar hábitos conservadores e a adotar as práticas ditadas pela cultura social. Chega um momento em que a turma só fala nisso: se já beijou na boca ou não, quem já ficou com quem, com quem é que Fulano(a) quer ficar, se estão namorando ou não... Até parece que o mundo gira em torno desse assunto!

Por um lado, há os desejos de cada um. Com a adolescência, um mundo novo de sentimentos e sensações começa a aparecer. Aquela garota que antes parecia chata e detestável agora começa a parecer bem bonitinha; os garotos, que antes não passavam de chatice pura, começam a apresentar seus encantos. Todo esse interesse nem sempre é correspondido, ou nem sempre se tem coragem de mostrar o interesse que se tem. Então, aparece o outro lado da história: a pressão da turma.

Parece que todo mundo fica policiando todo mundo, isto é, os amigos ficam o tempo todo querendo saber se você já ficou ou não, de quem é que você está a fim, e essa pressão adquire tal proporção que, às vezes, o adolescente que não corresponde àquilo que a turma usualmente aceita, fica cheio de dúvidas: Eu não me interesso por ninguém, será que eu sou normal? Será que é melhor eu ficar com qualquer um(a) só para deixar de ser "boca virgem" e para os outros pararem de pegar no pé?

E depois de ficar: Como saber se o "rolo" vai se transformar em namoro ou não? Telefonar no dia seguinte ou não? Será que o outro vai achar que você está grudando no pé ou vai entender que você está interessado? Será que com um namoro as amizades não acabam esfriando?

Essas e outras dúvidas costumam aparecer, e aquele sentimento tão bom de se sentir atraído por alguém começa a ficar mais difícil do que parece.

Muitos adolescentes estão optando por ficar ao invés de namorar, pois ficar é uma felicidade momentânea, já que no relacionamento mais sério você poderá encontrar não apenas a felicidade, mas também a tristeza e as dificuldades de uma relação a dois. Entrevistando um adolescente, ele disse o seguinte: "quando não se tem certeza de que realmente se quer namorar, então, melhor deixar claro que não há compromisso do que assumir algo que será totalmente falso". Você pode sair por aí sem dar satisfação de seus atos, pois essa história de ficar não exige fidelidade; ou seja, se surgir um outro gatinho na festa, você não vai pensar duas vezes para mudar de parceiro e curtir a nova conquista. Quando você fica não há compromisso de que aquela relação vai continuar. Não há muitas cobranças, mas também não há a certeza de que você vai ter alguém para ouvi-la quando estiver triste.

No namoro existe o compromisso da fidelidade, e a pessoa espera que a outra dê mais satisfação de seus atos. Aos poucos, você quer ficar mais tempo ao lado dela/dele e sente tanta saudade que liga muitas vezes por dia.

O ficar cria na pessoa o hábito de querer sempre conhecer mais e mais pessoas diferentes, sempre esperando que a próxima seja melhor do que a atual e nunca fica satisfeito, nunca se envolve emocional ou afetivamente, ou mesmo, não cria vínculos com alguém especial.



Para sermos felizes, precisamos de amizade, de simpatia, de empatia, de cumplicidade, de companheirismo, de namoro, de casamento. Sentimos necessidade de amizade verdadeira, de alguém que chegue quando todos saem, isto é, de alguém que permaneça ao nosso lado quando mais ninguém está junto de nós.

Portanto, seja feliz! Tenha muitos amigos e você irá encontrar alguém em especial que será um excelente companheiro(a) para sua vida!


Lembre-se: Ficar não está nos planos de Deus para sua vida!


Fonte: Vivendo o Melhor da Adolescência - Vol. 3 (Modificado)


Comentários
5 Comentários

5 comentários

  1. Exatamente.. Os jovens preferem o tal do ficar e vão acabar ficando!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria preferem ficar pra não terem compromisso e vão ficar mesmo!
      Obrigada pro ler e comentar! :)

      Excluir
    2. concordo com vc :D

      Excluir
  2. srsrs curti seu cometário Júlia Santos ^^
    gostei muito desse tema...
    blog ótimooo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é muito necessário discutir esse tema com os jovens...
      Que bom que vc gostou do blog!! Deus te abençoe! :)

      Excluir

Comentários
5 Comentários

5 comentários

  1. Exatamente.. Os jovens preferem o tal do ficar e vão acabar ficando!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria preferem ficar pra não terem compromisso e vão ficar mesmo!
      Obrigada pro ler e comentar! :)

      Excluir
    2. concordo com vc :D

      Excluir
  2. srsrs curti seu cometário Júlia Santos ^^
    gostei muito desse tema...
    blog ótimooo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é muito necessário discutir esse tema com os jovens...
      Que bom que vc gostou do blog!! Deus te abençoe! :)

      Excluir

© Garota Adventista - 2016. Todos os direitos reservados.
Layout por: CI Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo