
Muitas vezes ficamos em dúvida quanto ao que vestir para ir à igreja. Essa não uma dúvida somente das meninas, os meninos também a têm. Já temos aqui um post relacionado a isso (Aquela roupa pro sábado de manhã), mas resolvi escrever esse post pra abordar esse assunto sob ponto de vista bíblico. Ouvi esse comentário há um tempo atrás e decidi compartilhar com vocês. Espero que gostem!!
“Davi se ergueu, lavou-se, penteou-se, mudou as roupas, foi à casa do Senhor e lá adorou a Deus.” (2 Samuel 12:20)
Davi era rei de Israel e nessa ocasião do texto acima, seu filho recém-nascido estava muito mal. Por certo, Davi estava vestido com um de seus trajes reais, apesar de estar prostrado em terra clamando a Deus pelo menino. Quando recebeu a notícia de que a criança havia morrido e que nada mais podia fazer, levantou-se, tomou banho, penteou o cabelo, trocou de roupa e foi à casa do Senhor para adorá-Lo.
Ele poderia ter ido com a mesma roupa à casa de Deus, mas, naquele momento, talvez não fosse a mais adequada. Então, “mudou de roupas”.
A lição que podemos aprender dessa história é que, para comparecer perante Deus, na Sua igreja, principalmente aos sábados, temos que usar roupa apropriada, isto é, a melhor que tivermos. Não importa se é sofisticada ou simples.
Num documento da Igreja Adventista sobre a observância do sábado há está declaração:
“No sábado de manhã, enquanto a família se veste, os adultos podem, por preceito e exemplo, ensinar os filhos que uma forma de honrar a Deus é apresentar-se em Sua casa com roupa limpa, decente e apropriada.”
Ellen White também orienta: “Muitos precisam ser instruídos quanto ao modo de se apresentarem nas reuniões para o culto de sábado. Não devem comparecer à presença divina com roupa usada no trabalho durante a semana. Todos devem ter um traje especial para assistir aos cultos aos sábados. [...] Devemos vestir-nos com asseio e elegância, porém, sem luxo e sem adornos.” (Testemunhos Para a Igreja, v.6, p.355).
Hoje existem certos tipos de roupas feitos com tecidos desbotados, rasgados, calças e camisas grandalhonas, sobrando pano por todos os lados, outras com tecidos transparentes, curtos, decotados e bem justos. Roupas assim servem para passear ao ar livre, ir a uma excursão, a uma caminhada, a um acampamento e a muitos outros lugares, mas nunca à igreja, onde se adora a Deus. O bom senso diz que tais vestimentas são incompatíveis com o recinto sagrado.
Tudo o que se faz numa igreja, seja culto divino, a classe de estudos da Bíblia, o culto jovem ou outras atividades próprias de um local de adoração, tem como objetivo honrar a Deus. Portanto, ao estarmos presentes a essas reuniões, devemos estar vestidos decente e adequadamente.
#Fica a dica!! ;)